Fundamentação e Pesquisa do Projeto

Qual é o impacto da aquacultura em Portugal e os seus benefícios para a economia do país?

- A nossa população precisa de alimento, o que implica que os ecossistemas estejam sob pressão e, atualmente, cerca dos 25% dos stocks naturais estejam em situação de rotura aquática, ou seja, a capacidade esgotou-se. A aquacultura tem tido um grande crescimento e tem sido a responsável por garantir que a alimentação da população humana consegue continuar a incorporar as proteínas de origem animal com origem no mar. 

A aquacultura tem tido um grande crescimento e tem sido a responsável por garantir que a alimentação da população humana consegue continuar a incorporar as proteínas de origem animal com origem no mar.  

Somos o 3° país a consumir mais peixe a nível mundial, e sempre consumíamos mais do que o que tínhamos (consumimos cerca de 700.000 toneladas por ano e importamos cerca de 500.000t). Neste momento, produzimos cerca de 17.000 toneladas de pescado por ano mas é um caminho que deve continuar a ser feito para cobrir as faltas de abastecimento à população


- A aquacultura é boa para garantir o abastecimento dos mais necessitados. Apesar de se dizer que a Amazónia é o grande pulmão do planeta, o principal ecossistema responsável pela degeneração do oxigénio do planeta são os oceanos (são os grandes responsáveis pela captação de CO2).


A produção de plantas para alimentação da aquacultura - atualmente, a aquacultura já compreende essa produção, é a produção de seres aquáticos de alguma forma controlados e neste grande grupo de seres (algas, plantas, esponjas, invertebrados, peixes...) e neste momento produzem-se 40 milhões de toneladas de algas para alimentação humana na Ásia. A sua produção para um contributo para a alimentação da aquacultura está a avançar como fonte de complementação da alimentação dos peixes, principalmente os ácidos gordos.

Qual é a diferença entre um peixe cultivado em aquacultura e um peixe selvagem?

O peixe de aquacultura preserva o ecossistema porque não é preciso ir pescar ao mar e acaba por ser semelhante. A alimentação do peixe em aquacultura, procura fornecer ao animal todos os componentes nutricionais que os peixes necessitam no seu ambiente natural, mas fazendo com que eles cresçam mais depressa, fazendo com que sejam mais rentáveis a nível económico. Banca de peixe com robalos e douradas do mar a 20/30€ por quilo e em aquacultura entre 6/10€ por quilo. 

Existe algum risco no consumo de peixe cultivado em aquacultura?

 - Existem planos de controlo que não existem para mais pescado nenhum. É controlado desde o ovo até à venda:

-> Qualidade da água, da carcaça do peixe, resíduos de antibióticos, níveis de metais pesados. O pescado de aquacultura é de grande qualidade e segurança e em termos de frescura, é considerado o mais fresco. 

A nível nutricional, os peixes de aquacultura têm diferenças em relação aos selvagens? 

A nível da gordura, o peixe de aquacultura apresenta mais gordura que o selvagem. As trutas pequenas têm ciclo produtivo de 1 ano. 

A aquacultura é devidamente conhecida e valorizada? 

Em termos de opinião pública, a aquacultura tem um caminho a fazer, dado que a imagem que permanece é que o peixe de aquacultura está cheia de antibióticos, sabe a lodo, etc. 

Vantagens da aquacultura

- Melhoramento do sistema imunológico, ou seja, os peixes ficam mais resistentes a bactérias, por exemplo, a dourada, quando cresce, tem uma parte dourada e alimenta-se de algas; as que não se alimentam de algas não têm essa cor a menos aquando a sua produção, lhes deitem pigmentos;

Absorvem nutrientes de peixes que em excesso podem ser vistos como poluentes mas porque temos de nos livrar da dependência dos países asiáticos e temos de produzir o que precisamos;

O transporte tem impacto ambiental.

Desvantagens da aquacultura

O transporte tem impacto ambiental; 

- O facto de dependermos dos países asiáticos é mau, uma vez que estes estão associados a problemas de água e não há um controlo nem segurança.






Dados: 

Existem 10 000 de macro algas no mundo mas na Europa apenas são aceites 22 espécies; 

- Apenas 5% de algas é incluído na ração de peixes (algas são apenas um aditivo).

- 100 gramas corresponde a 1kg de algas frescas

- Há limites para consumo de algas: 5 gramas por dia, por causa do iodo (quando está em excesso pode causar problemas - p.ex: tiróide)

- A área total de Portugal é de aproximadamente 92.212 km², dos quais cerca de 91.568 km² são terrestres e 644 km² são marítimos. A área terrestre de Portugal é dividida em duas partes distintas: o continente e as ilhas adjacentes, como a Madeira e os Açores. A área marítima inclui a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de Portugal, que se estende por cerca de 1.727.408 km² no Oceano Atlântico.

F4F
Food for Fish or Fish for Food,
You decide!  
 

Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora